15% desconto em filtro Tapp Twist e Tapp Click starters pack

Como remover o calcário da água da torneira?


Escrito por Magnus

O calcário na água da torneira pode ser um grande problema. As máquinas de café e a chaleira ficam entupidas, os copos ficam tingidos e difíceis de limpar e por vezes até as torneiras e os chuveiros ficam bloqueados.

Portanto, muitas pessoas querem remover o calcário da água da torneira.
Neste artigo vamos explorar o que é o calcário, potenciais problemas de saúde com o calcário, tipos de filtros de calcário e a melhor alternativa para filtrar o calcário.


O que é o calcário na água da torneira?

O calcário é na realidade o resultado de água dura. A água dura é cheia de minerais, incluindo cálcio, carbonato, magnésio e manganês. Quando depósitos de calcário aparecem na sua cafeteira, chaleira, jarras de chá e copos de água, há provavelmente um problema "duro" na sua casa. As estatísticas revelam que 85% dos lares europeus e, do mesmo modo, 85% dos lares americanos são afetados por tais problemas.

O calcário é aquele resíduo duro e calcário que se esconde dentro das suas torneiras, canos e até chaleira, deixado para trás pela água dura que contém níveis acima da média de minerais dissolvidos (TDS). E embora a água dura e o calcário não sejam perigosos, podem ser muito irritantes e contribuir para o mau gosto.


O calcário na água da torneira é mau para si?

Geralmente o cálcio e o magnésio que compõe o calcário não é pouco saudável. O calcário, em quantidades normais de água da torneira, não tem más repercussões sobre o calcário não é insalubre. O calcário, em quantidades normais de água da torneira, não tem quaisquer repercussões negativas no seu organismo. Pelo contrário: a maioria das águas minerais que encontra nas lojas têm minerais como o magnésio e o cálcio, que são bons para o seu corpo. A ingestão mínima diária recomendada de cálcio é de 500-1200mg e de magnésio de 300mg. Se beber dois litros de água por dia, poderá estar a receber 10 a 20% das suas necessidades diárias de cálcio. Ainda mais importante ainda, obtém-se até um terço do magnésio necessário da água da torneira.


E a água dura da torneira?

A água dura é o resultado de um elevado teor de minerais que normalmente inclui cálcio e magnésio. Não tem efeitos adversos conhecidos na saúde. A OMS diz que, além disso, a água dura, particularmente a água muito dura, poderia na realidade fornecer uma contribuição suplementar importante para a ingestão total de cálcio e magnésio.

Há algumas provas de estudos epidemiológicos de que o magnésio ou a dureza tem um efeito protector sobre a mortalidade cardiovascular. Neste momento, as provas estão a ser debatidas e não provam a sua causalidade. Pode também haver condições de saúde em que os pacientes devem provavelmente evitar água dura, incluindo as que têm pedras nos rins. Mas, mais uma vez, a ciência é inconclusiva.


Como se remove o calcário da água da torneira?

Existem vários métodos para remover o calcário da água da torneira, incluindo

Basicamente, existem dois métodos

A) remover o cálcio
e iões de magnésio da água, para que o cálcio e os carbonatos de magnésio
não pode formar

B) remover inteiramente o cálcio e o magnésio

C) prevenir o cálcio e
iões de magnésio de formar carbonatos de cálcio e magnésio


Método A: Troca de iões

Amaciadores de água utilizando, por exemplo, resinas de troca iónica, trocar os iões de cálcio por iões de sódio. É por esta razão que a água se torna salgada. Os amaciadores de água normalmente separam os iões de cálcio e magnésio como águas residuais.
A permuta iónica utiliza geralmente resinas catiónicas que são contas de resina de catião forte/ácido forte (SAC) para reduzir os níveis de dureza e aumentar os níveis de sódio através da remoção de iões de cálcio (Ca2+) e magnésio (Mg2+) que formam a escala. A desvantagem é que o processo de remoção pode tornar a água ligeiramente ácida (como água naturalmente macia). Isto pode levar por vezes algumas semanas a habituar se tiver bebido água dura durante toda a sua vida.

Método B: Osmose Inversa (RO)

Utiliza uma membrana com pequenos orifícios para empurrar através da água "pura" e bloquear outros químicos tais como cálcio, magnésio, chumbo e mais. Leia mais sobre os Filtros de Osmose Inversa. Isto é eficaz na remoção de calcário, mas também remove todos os minerais saudáveis e torna a água com um sabor "plano".

Método C: Água TAPP

O nosso inibidor de calcário patenteado forma um complexo com contaminantes inorgânicos e impede-os de formar escamas duras, manchas, etc. Forma um revestimento protector de escala mineral insolúvel na cafeteira, chaleira, cântaros de água, etc.
O lado positivo é que o Cálcio e o Magnésio não são reduzidos e a água não tem um sabor salgado. O lado ligeiramente negativo é que ainda se podem ver algumas partículas brancas borbulhantes na água da torneira.
Outras: Magnético / Catalisador / Ionização Dispositivos para remoção de calcário:
Estes são ímanes mágicos vendidos em lojas de ferragens e em meios de comunicação social que afirmam amolecer a água com a força magnética. Os testes de laboratório destes dispositivos têm geralmente demonstrado que não funcionam.


O que é que a TAPP Water usa para remover o calcário da água da torneira?
TAPP 2 Filtro de calcário



A TAPP Water passou os últimos 2 anos a experimentar diferentes tecnologias para obter a melhor mistura entre sabor, eficácia de remoção de escala e capacidade.
Para assegurar a maior eficiência na remoção de calcário, EcoPro utiliza a mais recente tecnologia disponível para a redução de calcário. A tecnologia combina na nossa tecnologia de blocos de carbono de microfiltração em 5 fases com uma fórmula proprietária para a redução de calcário através do sequestro dos minerais de cálcio e magnésio que causam o calcário e a corrosão.
Na TAPP Water, somos cromos da água e acreditamos na transparência total. Estudamos tudo o que há a saber sobre qualidade da água, contaminantes, filtros, benefícios para a saúde e questões relacionadas com a água potável nos mercados onde estamos activos. O melhor de tudo, aqui partilhamos consigo tudo o que aprendemos!


Quais são os benefícios de um filtro de água de calcário?

Se vive numa área com água dura e calcário, os benefícios de um filtro de água de calcário incluem:

  • Acabou-se o calcário na cafeteira ou na chaleira de chá
  • Acabou-se o calcário nas jarras e copos tornando-os difíceis de limpar
  • Potencialmente melhor sabor a café, chá e água potável se estiver habituado a água macia
  • A sua máquina Nespresso, outras máquinas de café e aparelhos que requerem água podem durar mais tempo e requerem menos manutenção


Conclusão

Em resumo:

  • O calcário é o resultado de água dura formada por cálcio e magnésio.
  • Não há impacto negativo comprovado na saúde da água dura ou do calcário.
  • Existem várias tecnologias de filtragem disponíveis para a remoção de calcário na água da torneira incluindo amaciadores de água, osmose inversa, troca iónica e tecnologia proprietária TAPP Waters
  • EcoPro utiliza a mais recente tecnologia de filtração combinada de água para manter a sua água da torneira livre de calcário


Fontes

Consumo mínimo diário de cálcio para adultos: https://www.healthline.com/nutrition/magnesium-dosage

Consumo mínimo diário de magnésio para adultos: https://www.healthline.com/nutrition/magnesium-dosage

Impacto da água dura na saúde: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3775162/

Como funciona a troca de iões (IX): https://www.watertechonline.com/ion-exchange-resins-and-their-applications/




Net Orders Checkout

Item Price Qty Total
Subtotal €0,00
Shipping
Total

Shipping Address

Shipping Methods