15% desconto em filtro Tapp Twist e Tapp Click starters pack

A água filtrada da torneira é segura para os bebés?


Escrito por Magnus Jern

Perguntam-nos frequentemente se a água da torneira ou, mais especificamente, se a água da torneira é segura para bebés?

Como pais, estamos todos super preocupados com o bem-estar dos nossos pequenos bebés. Dois dos co-fundadores da Tapp Water tornaram-se recentemente pais e por isso passaram muito tempo a pesquisar este tópico antes de tomarem uma decisão. Neste artigo vamos partilhar a nossa investigação e conclusão.

Note-se que os bebés com menos de 6 meses não devem beber água da torneira, pelo que este artigo se refere à água utilizada para a fórmula do bebé e à água potável para bebés com mais de 6 meses.



1. Porque é que fervemos a água?


Os bebés têm sistemas imunitários imaturos e por isso queremos ter a certeza de que o bebé não fica exposto a bactérias desnecessariamente nos primeiros 6 meses.

Portanto, há duas razões para ferver a água:

a) Nem a água da torneira nem a água engarrafada é estéril directamente da fonte.

b) O leite em pó para lactentes não é estéril. Mesmo que as latas e pacotes de leite em pó sejam selados, ainda podem conter bactérias.

Ao ferver a água durante 1-3 minutos, pode ter a certeza de que as bactérias desapareceram. Adicionar a água fervida à fórmula, de acordo com algumas fontes, significa também que o leite em pó será mais seguro de consumir.

A água a ferver não remove outros contaminantes tais como chumbo, nitratos, micro plásticos ou substâncias frequentemente adicionadas à água, incluindo cloro, cloramina ou flúor.



2. A sua água da torneira é segura para beber?


A qualidade da água potável depende da localização. Na maior parte da Europa e em muitos outros países do mundo, a água da torneira pública é segura para beber depois de ferver, mas nunca se sabe ao certo.

Incidentes recentes com chumbo em Flint, Michigan e PFOAs na região de Venento, Itália, mostram que a água pode estar contaminada mesmo quando os governos locais a informam como sendo segura.

Outro problema são os contaminantes recentemente identificados, tais como microplásticos encontrados em mais de 80% de toda a água da torneira. Simplesmente ainda não sabemos qual é o impacto para a saúde humana mas sabemos que é prejudicial para os microrganismos.

Então, a água da torneira é segura para bebés e leite para bebés?

Por enquanto, os especialistas apontam para a água da torneira ser segura para bebés. O SNS no Reino Unido, bem como a maioria das outras instituições de saúde na Europa, recomendam a água da torneira em vez de água engarrafada para bebés.

"A água engarrafada não é recomendada para a composição de alimentos em fórmula para bebés para o seu bebé. Isto porque normalmente não é estéril (livre de bactérias) e pode conter demasiado sal (sódio) ou sulfato". - Fonte: Website do NHS

Em Espanha, o Comité Científico da Agência Espanhola para os Assuntos do Consumidor e Segurança Alimentar propôs recentemente que "Adequado para a preparação de alimentos para bebés e fórmulas para bebés":

Deve cumprir as especificações relativas aos parâmetros químicos da água mineral (ver Anexo IV, parágrafo 1, Parte B
do Decreto Real 1798/2010 e Regulamento (UE) n.º 115/2010)
As condições organolépticas e de pureza especificadas no Anexo I do Decreto Real 1798/2010.
Deve ter em conta os seguintes parâmetros químicos de referência: boro (0,5 mg/l), cálcio (150 mg/l), cianetos (10 µg/l), cloreto (100 mg/l), CO2 (250 mg/l), cobre (0,2 mg/l), crómio (5 µg/l), flúor (0. 5 mg/l), magnésio (50 mg/l), manganês (50 µg/l), nitrato (10 mg/l), níquel (20 µg/l), resíduo seco (1.000 mg/l), sódio (100 mg/l), sulfatos (200 mg/l), urânio (2 µg/l) e zinco (0,1 mg/l).
Para ver se a sua água da torneira é segura para bebés, verifique a sua água local na nossa Base de Dados de Qualidade da Água e compare com os valores acima indicados.



3. A água engarrafada é mais segura do que a água da torneira para bebés?


A resposta simples é não. A água engarrafada pode conter demasiado sódio ou sulfatos e pode também conter chumbo, nitratos ou outros contaminantes nocivos, uma vez que os testes de qualidade não são tão frequentes como para a água da torneira. Pode também haver bactérias, uma vez que não é estéril.

Além disso, verificou-se que 92% da água engarrafada continha microplásticos num teste recente realizado pela OrbsMedia. Conforme acima indicado, ainda não sabemos o que é o impacto humano mas talvez não queira testar a sua sorte com um recém-nascido.

Portanto, evite utilizar água engarrafada para o seu bebé se puder e se tiver de a utilizar, então certifique-se de que o conteúdo é seguro e que é fervida primeiro.


4. Que tipo de filtro de água preciso para os bebés?


Como mencionado acima, existem riscos com a água da torneira, embora actualmente percebida como muito baixa. Um filtro de água de alta qualidade a preços acessíveis irá reduzir o risco para o seu bebé. Mas certifique-se de utilizar o tipo certo de filtro.

Aqui estão algumas orientações simples:

  • Na maioria dos casos um filtro de bloco de carbono instalado na torneira, debaixo da pia ou como uma garrafa é a melhor opção
  • Verificar se o filtro é testado para remover/reduzir substâncias comuns e contaminantes tais como cloro, chumbo, nitratos, flúor e microplásticos
  • Certifique-se de que o filtro é testado independentemente por um laboratório certificado
  • Assegure-se de que é devidamente mantido (filtros trocados a tempo) caso contrário poderá estar a contaminar a água!
  • E assegure-se de ferver a água nos primeiros 6 meses, mesmo que utilize um filtro de água.

 


Conclusão - A água filtrada da torneira é segura para os bebés?


Não há um certo ou errado absoluto. Mas após pesquisa e análise exaustiva decidimos que a água da torneira é segura para os nossos pequenos bebés, mas que a água filtrada da torneira é ainda mais segura. Durante os últimos 12 meses, temos utilizado água filtrada da torneira com TAPP 2 todos os dias e os nossos bebés são saudáveis e felizes.

Qualquer que seja a sua escolha, desejamos-lhe e aos seus entes queridos o melhor em termos de saúde e felicidade!

Nota: A nossa investigação concluiu que a água filtrada da torneira é segura para os bebés. No entanto, certifique-se de que a sua água é potável para começar. A fórmula líquida esterilizada para bebés é recomendada para bebés em situações de alto risco (se os bebés não estiverem a amamentar), especialmente para bebés prematuros na unidade de cuidados intensivos neonatais




Net Orders Checkout

Item Price Qty Total
Subtotal €0,00
Shipping
Total

Shipping Address

Shipping Methods