Posso beber água da torneira em Portugal? Filtros de água em Portugal?


A água da torneira em Portugal é segura para beber? Quais são os principais problemas/questões com a água? A água engarrafada é melhor do que a da torneira? Qual é o melhor filtro de água para Portugal?

Neste artigo vamos responder a estas questões e também sobre a água da torneira em Portugal e quais são as razoes por quais deve considerar a utilização de um filtro de água em Portugal.

Aqui está uma análise mais aprofundada da água da torneira e da água engarrafada em Portugal.

Água da torneira em Portugal

Posso beber água da torneira em Portugal?

Sim, é geralmente seguro beber a água da torneira em áreas urbanas e turísticas. No entanto, antes da adesão de Portugal à UE, havia muitos problemas com as infraestruturas de água e, portanto, muitas pessoas ainda preferem água engarrafada.

A água pública é regulada pela ERSAR - a Autoridade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos - e fornecida por empresas municipais locais de água. Todas estão estritamente vinculadas e inspeccionadas de acordo com a directiva da UE de água potável, e assim cumprem as normas internacionais de qualidade da água. Em 2005 houve vários relatórios de problemas com coliformes e coliformes fecais na água da torneira durante uma inspecção da UE, mas até 2015 98,7% da água pública foi declarada segura. Informação mais aprofundada sobre coliformes aqui.

Portugal está agora no topo da lista dos países da Europa onde é com mais frequência disponibilizado aos cidadãos os resultados dos testes de água da torneira. Os relatórios sobre a água da torneira local (actualizados pelo menos de 3 em 3 meses) estão disponíveis online aqui.

Uma das queixas mais comuns dos cidadãos Portugueses é o sabor da água, devido à cloração e elevado teor mineral da água em algumas áreas. Para além disto, muitas pessoas preferem água engarrafada devido ao seu sabor, especialmente no sul do país, onde a água é muito dura, e em Lisboa, onde é ligeiramente dura.

Mas temos boas notícias! O sabor da água da torneira pode ser altamente melhorado com um filtro de água de alta qualidade como o TAPP 2. Pode custar tão pouco como 5 euros por mês.

Nos últimos anos o governo começou também a promover activamente o consumo de água da torneira. Em 2017, a EPAL e a Associação Hoteleira de Portugal juntaram-se para promover o consumo de água da torneira na cidade de Lisboa com o lançamento de uma garrafa concebida pelo renomado arquitecto Siza Vieira.

Outro conselho é usar uma garrafa reutilizável para viagens, desporto e outras actividades fora da sua casa, onde o acesso à água da torneira possa ser limitado.

Água engarrafada

Com 114 litros per capita de água engarrafada por ano, Portugal está entre os primeiros países da Europa em termos de consumo de água engarrafada. Existem muitas grandes marcas locais como a Luso by SCC, assim como outras marcas como Pedras, Vidago, Vitalis e Frize. Geralmente estas são comercializadas como água mineral. Embora considerada como a escolha mais segura e saudável, o risco de adoecer com água engarrafada é provavelmente semelhante ao da água da torneira pública, uma vez que ambas são extensivamente testadas.

A este facto junta-se ainda que Portugal tem uma das piores taxas de reciclagem da Europa. Apenas aproximadamente 10% dos resíduos de plásticos são reciclados. Por conseguinte, recomenda-se ou comprar água em garrafas de vidro ou evitar totalmente a água engarrafada.

Água filtrada nos restaurantes

Quando se pede água nos restaurantes, normalmente servem água engarrafada. Vemos, no entanto, que existe cada vez mais restaurantes que usem soluções mais sustentáveis. E que há cada vez mais pessoas que pedem água da torneira. Além disso, a boa notícia é que graças à recente regulamentação, os restaurantes são obrigados a utilizar apenas garrafas de vidro, o que é muito melhor para o ambiente.

Onde posso comprar filtros de água em Portugal?

TAPP é vendido online no nosso site, sem custos de entrega em Portugal. Também pode encontrar Tapp Water na loja Pikikos em Campo de Ourique em Lisboa.

Conclusão água em Portugal

È relativamente seguro e saudável beber a água da torneira pública em Portugal. Pode adquirir um filtro de água da Tapp Water para melhorar o sabor e cheiro e reduzir o risco de contaminantes.

 

 

Origens:

http://www.golisbon.com/practical-lisbon/water.html

https://www.idexx.com/resource-library/water/2v-eu-dw-report-summary-it.pdf

http://www.adp.pt/en/media/news/news/?id=69&idn=185

http://www.pordata.pt/en/Portugal/Water+quality+for+human+consumption-1122

http://www.ersar.pt/en/consumer/drinking-water-quality/search-for-municipality

http://rstb.royalsocietypublishing.org/content/364/1526/2115



Net Orders Checkout

Item Price Qty Total
Subtotal €0,00
Shipping
Total

Shipping Address

Shipping Methods